04/04/2024 -
20h44Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJMG apresenta resultadosVários projetos de inovação já foram implantados e outros estão em andamento
Reunião tratou de modernização do Tribunal em várias frentes, incluindo o eproc (Crédito: Euler Junior/TJMG)
O Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) apresentou ao presidente José Arthur de Carvalho Pereira filho, nesta quinta-feira (4/4), um balanço das realizações do setor, detalhou o progresso de iniciativas estratégicas e o andamento de projetos em desenvolvimento na Corte mineira.
O CTIC visa implantar políticas e diretrizes voltadas ao aprimoramento da gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJMG, identificando e alocando os recursos orçamentários, materiais e humanos, de acordo com diretrizes internas e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Os projetos envolvem persos setores da Diretoria Executiva de Informática (Dirfor) e atendem a solicitações da Presidência, da Corregedoria-Geral de Justiça, de áreas da atividade-fim e administrativas. Entre os destaques, estão a implantação do eproc, a atualização do parque computacional, o atendimento em campo de demandas de informática, a melhoria da infraestrutura e de seu monitoramento, a cybersegurança, o aprimoramento da logística para entrega de equipamentos no interior, novas contratações, a qualificação do wi-fi e outros pedidos da área de finanças, da execução penal e da aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Outras novidades apresentadas foram um protótipo do Sistema de Automação Robótica de Atermação (Sara) para os juizados especiais; a finalização da capacitação da primeira turma, de 29 servidores, pelo Centro de Ensino em Automação de Processo e Criação Inteligente de Autônomos (Cecilia), para automatizar os processos de trabalho, que resultou na criação de 93 propostas de automações em vários setores do Tribunal; e a primeira entrega da ferramenta Degravação Automatizada de Reuniões e Audiências (Dora), baseada na inteligência artificial.
As apresentações foram feitas pela diretora executiva de Informática do TJMG, Alessandra da Silva Campos, e pelo coordenador do Núcleo de Robótica e Automação de Soluções e TIC (Nubot) do TJMG, Marcelo Sousa Neves, com intervenções do superintendente de Tecnologia da Informação, desembargador André Leite Praça; do juiz coordenador da Dirfor, Rodrigo Martins Faria; e de outros magistrados presentes.
Avanços
O presidente José Arthur Filho ressaltou que, desde o início da gestão, já foram concluídas, com sucesso, 123 iniciativas de inovação e mais 289 estão em curso. Ele destacou sua satisfação com o avanço dos projetos e os benefícios trazidos pelas inovações, que permitem o melhor aproveitamento de profissionais e dos recursos disponíveis.
“O empenho das equipes técnicas conseguiu trazer entregas relevantes, que vão impactar positivamente, em curto prazo, não só a rotina de magistrados, profissionais do Direito e serventuários, mas toda a prestação jurisdicional, que cresce em eficiência e qualidade. Essa tem sido uma preocupação constante de nossa administração. Todas essas frentes de atuação concretizam o que nos propomos a fazer, que é dar pleno cumprimento à missão do Poder Judiciário”, afirmou.
Expectativa é a de que várias propostas de melhorias e inovações sejam entregues até o fim do semestre (Crédito: Euler Junior/TJMG)
O corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior, também expressou entusiasmo pelas realizações. “O balanço é muito positivo. Vimos que inúmeras inovações tecnológicas que vêm em benefício da agilidade e da prestação jurisdicional serão entregues ainda nesta gestão. É uma satisfação ver tantos frutos do trabalho coletivo, que já está dando um resultado bastante consistente”, afirmou.
Segundo o superintendente de Tecnologia da Informação do TJMG, desembargador André Leite Praça, a reunião permitiu prestar contas do esforço empreendido e do comprometimento para entregar soluções vantajosas para o cidadão. “Além das contratações para a modernização do Tribunal de Justiça, que estão bem encaminhadas, apresentamos o sistema Dora, um enorme ganho de qualidade para os gabinetes dos magistrados de 1ª e 2ª Instâncias, que hoje precisam ouvir os depoimentos na íntegra. Com essa ferramenta, desenvolvida internamente pelo Tribunal, teremos a possibilidade de fazer a transcrição. Se houver necessidade, o juiz poderá escutar o áudio, mas as atividades vão ganhar muito em qualidade, reduzindo-se o tempo de trabalho”, disse.
Presenças
Participaram da reunião, ainda, a superintendente administrativa adjunta de Gestão Estratégica, desembargadora Maria Lúcia Cabral Caruso; os juízes auxiliares da Presidência Raquel Gomes Barbosa e Thiago Colnago Cabral; a juíza auxiliar da 1ª Vice-Presidência, Mônica Silveira Vieira; o superintendente adjunto de Planejamento da Secretaria da Corregedoria-Geral de Justiça, juiz Marcelo Fioravante; a juíza auxiliar da Corregedoria, Mariana de Lima Andrade; a coordenadora dos Juizados Especiais do Estado de Minas Gerais, juíza Cláudia Luciene Silva Oliveira; a presidente da Turma Recursal de Jurisdição Exclusiva de Belo Horizonte, Betim e Contagem, juíza Luziene Medeiros do Nascimento Barbosa; o juiz Henrique Oswaldo Pinto Marinho, da 3ª Unidade Jurisdicional da Fazenda Pública do Juizado Especial da Comarca de Belo Horizonte; a diretora da Secretaria de Padronização e Acompanhamento da Gestão Judiciária (Sepad), Cátia Lalucia de Rezende; a diretora executiva de Suporte à Prestação Jurisdicional, Marina Nazareth de Lima; o secretário de Governança e Gestão Estratégica do TJMG, Guilherme Augusto Mendes do Valle; a gerente de Suporte aos Juizados Especiais do TJMG, Ana Cristina Benevides Zech Coelho; o gerente do Centro de Suporte Técnico ao Processo Judicial Eletrônico e Sistemas Correlatos na 2ª Instância, Gilberto Miranda Barbosa Junior; e o coordenador do Nubot do TJMG, Marcelo Sousa.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial